Competências dos Principias Órgãos

Atualizada em 25/04/23 15:57

CONSELHOS DELIBERATIVOS

 

Conselho Universitário (CONSUNI) 

É o organismo máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade.

Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC)

É o organismo de supervisão, com atribuições deliberativas, normativas e consultivas sobre atividades didáticas, científicas, culturais, artísticas, de interação com a sociedade e se estrutura em duas instâncias de deliberação: o Plenário e as Câmaras Setoriais.

Conselho de Curadores (CC)

É o organismo de fiscalização econômico-financeira da Universidade, estruturado em câmaras, cujas composições e competências são definidas em seu Regimento.

Órgão Vinculado aos Conselhos

Auditoria Interna (Audin)

Órgão de assessoramento ao Reitor, subordinada à Reitoria, é responsável pelo controle interno das atividades administrativas e financeiras da instituição.

CONSELHOS NÃO DELIBERATIVOS

 

Assembleia Universitária

É a reunião da comunidade universitária, constituída pelos professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da Universidade. A Assembleia Universitária reunir-se-á ordinariamente uma vez por ano, ou, extraordinariamente, quando convocada pelo Reitor ou por requerimento da maioria dos membros do Conselho Universitário.

Integração Universidade-Sociedade

O Conselho de Integração Universidade-Sociedade é um órgão consultivo da Administração Superior e se constitui em espaço privilegiado de interlocução com vários setores da sociedade. Seu objetivo é conhecer o plano de gestão da Universidade, suas políticas, estratégias gerenciais, projetos e programas, discutir a política científica, cultural, artística e tecnológica da Universidade e examinar as demandas existentes na Sociedade, propondo novos empreendimentos, parcerias e atividades a serem desenvolvidas com diversos setores do poder público e da sociedade civil.

 

REITORIA

 

Órgão executivo central responsável por administrar, coordenar, fiscalizar e superintender todas as atividades universitárias. Seu representante máximo é o Reitor, nomeado na forma da lei, auxiliado pelo Vice-Reitor e assessorado pelas Pró-Reitorias, Chefia de Gabinete, Procuradoria Jurídica, Coordenadorias, Assessorias Especiais e Órgãos Suplementares e Administrativos.

 

Chefia de Gabinete

Coordenação de Agenda e Relacionamento

Setor de Convênios

Assessoria Especial do Gabinete

Coordenação de Processos Administrativos

Tem como atribuições o acompanhamento, a orientação e o controle geral dos processos administrativos, os quais abrangem: processos administrativos de responsabilização de empresas (PAR), processos administrativos disciplinares (PAD) – ritos ordinário e sumário – e ainda, processos de sindicâncias. Além disso, compete à CDPA desenvolver todas as atividades, procedimentos e análises ligadas à acumulação de cargos no âmbito da UFG.

 

Órgãos Vinculados à Reitoria

 

Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR)

Tem como princípio a articulação entre ensino-pesquisa em processos de aprendizagens formais e não formais em projetos de ensino e extensão. O objetivo é fazer desse centro um espaço de construção e realização de projetos que buscam o estabelecimento de redes de aprendizagem por meio de práticas que incorporem a tecnologia de redes de informação, comunicação e educação e formação de professores.

Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF)

Desenvolvimento da assistência à saúde oftalmológica, em harmonia com o ensino, pesquisa e extensão, tendo o paciente como o centro das atenções e cuidados; integração no Sistema Único de Saúde (SUS), sem prejuízo dos objetivos fundamentais da UFG; integração com as Unidades Assistenciais da região visando à assistência regionalizada e hierarquizada, constituindo-se em um centro de referência em oftalmologia em nível regional, nacional e internacional.

Instituto Verbena

Com sua atual estrutura e a experiência adquirida ao longo destes anos, o Instituto Verbena oferece o que há de mais seguro, ágil e eficiente em matéria de concursos públicos ou processos seletivos (vestibulares). O objetivo é, portanto, colocar esta estrutura à disposição de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, de empresas públicas e privadas, de universidades e faculdades isoladas, na certeza de oferecer um serviço condizente com a nossa vasta experiência.

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC)

É uma instituição de ensino da área de saúde, que tem por objetivos: assistência, ensino, pesquisa e extensão, promovendo assistência humanizada e de excelência à saúde do cidadão, integrando-se às políticas públicas de saúde, servindo de campo moderno e dinâmico para ensino, pesquisa e extensão. Além de prestar assistência de qualidade, formar recursos humanos e gerar conhecimentos, o Hospital das Clínicas tem vários programas que são referência no âmbito estadual e nacional, como por exemplo CERTEPE (Centro de Referência em Tratamento e Pesquisa em Epilepsia), Programa de Atendimento ao Chagásico, Liga de Hipertensão Arterial (Adulto e Criança), Programa de Atendimento a Paciente Mastectomizado e CEROF (Centro de Referência em Oftalmologia) – sendo o 3º maior serviço de oftalmologia universitário do país que atende pelo SUS e reconhecido internacionalmente.

Planetário

O Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da Universidade Federal de Goiás (UFG) promove atividades de extensão educativas, com o auxílio de recursos técnicos audiovisuais em sua cúpula de 12,5 metros de diâmetro. Tem a orientação de professores mestres e doutores do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG. A equipe do Planetário atende à cursos de graduação da UFG, por meio de disciplinas obrigatórias, optativas e de Núcleo Livre para o IESA e outros institutos e faculdades da UFG e também atendimentos escolares e ao público em geral. Durante a semana, o Planetário da UFG realiza sessões para estudantes e nos fins de semana para o público em geral, sendo garantia de diversão e conhecimento para todas as idades.

Ouvidoria

O Ouvidor atua na UFG defendendo os direitos e interesses gerais da sociedade e potenciais da Instituição, recebendo, avaliando, encaminhando e buscando soluções para as denúncias, reclamações, sugestões, opiniões, perguntas e elogios, bem como aprimorando o relacionamento desta com a sociedade em geral.

Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC)

Tem como função elaborar e expedir as convocações do Conselho Universitário (CONSUNI); do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC); do Conselho de Curadores (CURADORES); e a convocação do Conselho Pleno (junção dos CONSUNI, CEPEC e CURADORES); Conjunta (junção do CONSUNI e do CEPEC); Assembleia Universitária; e Conselho de Integração Universidade-Sociedade - CIUS.

Rádio Universitária

A missão da Rádio Universitária é oferecer à população uma programação plural, ética e comprometida com a universidade pública, a cidadania, a transformação social e a democracia.

 

PRÓ-REITORIAS

 

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD)

Órgão integrante da administração central da UFG, a PROGRAD tem como atribuições supervisionar e coordenar as atividades de ensino da graduação, no âmbito das Unidades Acadêmicas, promovendo as condições necessárias à consecução dos objetivos da UFG nesta área.

 

Departamentos Vinculados à PROGRAD

Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico (DDA)

Responsável pela gestão, acompanhamento e normatização dos programas acadêmicos da UFG (estágios, mobilidade acadêmica, monitoria, PET). Estes programas visam agregar conhecimento técnico, experiência acadêmica e profissional aos estudantes de graduação. Algumas destas modalidades contam, inclusive com bolsas acadêmicas, que, além de constituir uma ferramenta de incentivo aos alunos, contribui financeiramente para a sua permanência na Universidade.

Diretoria de Ensino (DE)

Responsável pelo desenvolvimento de ações relacionadas às atividades acadêmicas da graduação e educação básica por meio de suas coordenações e assessorias.

Diretoria de Gestão Técnica (DGT)

É a gestora do SIGAA/Módulo Graduação e principal responsável em propor melhorias e manutenções do sistema acadêmico da graduação, que inclui módulos e os Portais Discente, Docente e Coordenação de Graduação. A DGT também coordena a matrícula dos veteranos na UFG. É a Diretoria incumbida de zelar e disponibilizar dados acadêmicos da graduação, além de ter sob sua responsabilidade o cadastro e a manutenção dos currículos, nos quais estão vinculados os estudantes de graduação.

 

Órgãos Vinculados à PROGRAD

Centro de Gestão Acadêmica (CGA)

Tem como objetivo gerenciar os dados acadêmicos dos alunos de graduação; coordenar o processo de preenchimento das vagas disponíveis dos cursos de graduação, de acordo com as normas e procedimentos legais; atender as atribuições normativas sobre expedição e registro de diplomas dos cursos de graduação e pós-graduação; assessorar a PROGRAD, acompanhando as atividades desenvolvidas, objetivando contribuir para o funcionamento eficiente e eficaz da política de graduação e proporcionar assistência, orientação e informação aos diversos setores da UFG, visando contribuir com o adequado nível de registro e de informação dos dados que lhes são competentes.

Sistema de Biblioteca (SiBi)

Atender, com qualidade, rapidez e eficiência, as necessidades e expectativas do ensino, pesquisa e extensão na UFG, oferecendo serviços e produtos em informação que acompanhem as transformações tecnológicas e sociais. Ser um centro de referência em informação local, nacional e internacional para colaborar no desenvolvimento intelectual e científico. 

 

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PRPG)

Tem como objetivos: consolidar, implantar e avaliar uma política de Cursos de Pós-Graduação lato sensu; qualificar e expandir os Cursos de Mestrado e de Doutorado; buscar a ampliação e otimização das bolsas de estudos para alunos dos Cursos de Mestrado e de Doutorado; expandir o contingente de professores portadores de título de Mestre e/ou de Doutor; efetivar uma política de qualificação, em nível de pós-graduação, para funcionários técnico-administrativos; estreitar e fortalecer a relação entre a pós-graduação e a graduação; incentivar mecanismos de acompanhamento e avaliação da pós-graduação; buscar a ampliação de recursos financeiros materiais e humanos para os Programas de Pós-Graduação.

 

Departamentos Vinculados à PRPG:

Diretoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu

Coordenadoria de Comunicação

Coordenação de Assuntos Acadêmicos

 

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO (PRPI)

A política institucional de pesquisa e inovação da UFG executa ações que objetivam:

- Ampliar a produção científica qualificada, garantindo a estreita relação com a pós-graduação por meio de ações integradas e valorizando a produção científica e tecnológica qualificada dos docentes da UFG.

- Estimular o aumento da demanda bruta e qualificada em editais de fomento, visando à ampliação dos recursos financeiros para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

- Divulgar e incentivar a participação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, visando aumentar a demanda de docentes e discentes em resposta aos editais internos e externos e, consequentemente o número de bolsas da UFG.

- Ampliar parcerias internacionais e consolidar as já existentes, visando à expansão das atividades de cooperação e a maior inserção no cenário científico e tecnológico mundial.

- Promover a participação dos grupos de pesquisadores em editais institucionais voltados ao atendimento da infraestrutura necessária para pesquisa na UFG, visando manter e ampliar laboratórios multiusuários.

- Dar maior visibilidade e divulgação das atividades de pesquisa e inovação, induzindo a apropriação pela sociedade do conhecimento científico e tecnológico produzido na UFG.

- Consolidar as boas práticas de pesquisa, garantindo, assim, a conduta responsável e ética esperada dos envolvidos com a produção do conhecimento na UFG.

- Difundir a cultura da inovação e do empreendedorismo, visando a ampliação das ações da comunidade acadêmica em prol do desenvolvimento, transferência e adoção de novas tecnologias pela sociedade.

- Auxiliar pesquisadores e inventores a protegerem e transferirem tecnologias.

- Estruturar os Parques Tecnológicos da UFG, visando a criação de um ambiente favorável para a disseminação da inovação e do empreendedorismo, bem como a interação entre os setores públicos, universidades e empresas com vistas ao desenvolvimento sustentável da região.

- Consolidar a área de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia na UFG, visando a aproximação da UFG com a sociedade e a ampliação de sua colaboração para a geração de emprego, renda, inclusão social, sustentabilidade e qualidade de vida.

 

Departamentos Vinculados à PRPI:

Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica

São atribuições da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), de acordo com a Resolução CONSUNI 31/2014:

- Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: avaliação e registro de patentes, marcas, softwares e cultivares; coordenação do Comitê Interno de Propriedade Intelectual (CIPI); captação e acompanhamento dos contratos de transferência de tecnologia e pesquisa colaborativa com empresas; atividades de formação para a inovação; cadastro e acompanhamento de atividades de inovação e transferência de tecnologia.

- Centro de Empreendedorismo e Incubação: atividades de apoio a criação de novas empresas, de educação empreendedora e de promoção da cultura do empreendedorismo; coordenação da Olimpíada de Empreendedorismo; supervisão das incubadoras da Regional Catalão e Jataí; gestão do Programa de Incubadoras de Empresa PROINE da Regional Goiânia.

- Parque Tecnológico Samambaia: implementação do Parque Tecnológico Samambaia.

- Programa Empresa Júnior.

- Centro Regional para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI): acompanhar e apoiar as ações do CRTI.

- Parque Científico & Tecnológico (JataíTEC): acompanhar e apoiar as ações do JataíTEC.

- Além das atividades designadas pelo Resolução 31/2014, a DTIT é responsável pela Gestão do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI e PIVITI) e do Comitê Interno de Desenvolvimento Tecnológico.

 

Diretoria de Pesquisa

São atribuições da Diretoria de Pesquisa (DGP):

- Gestão do Programa de Iniciação Científica (PIBIC, PIVIC, PIBIC-AF e PIBIC-EM/EF) e do Comitê Interno de IC e IT.

- Manutenção e aprimoramento do Sistema UFG de Ética em Pesquisa:

- Comitê de Ética em Pesquisa (Regional Goiânia) – Coordenação;

- Comissão de Ética no Uso de Animais (Regional Goiânia) – Coordenação;

- Comitê de Ética em Pesquisa (HC Goiânia) – Acompanhamento;

- Comitê de Ética em Pesquisa (Regional Catalão) - Implantação e acompanhamento;

- Comitê de Ética em Pesquisa (Regional Jataí) - Implantação e acompanhamento;

- Comissão de Ética no Uso de Animais (Regional Jataí) - Implantação e acompanhamento;

- Comitê para Condutas Éticas em Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG.

- Acompanhamento e supervisão da execução dos projetos institucionais de infraestrutura e desenvolvimento de pesquisa, especialmente os CT Infra.

- Cadastro e acompanhamento de Projetos de Pesquisa, Grupos de Pesquisa na base CNPq, Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Redes de Pesquisa, Laboratórios de Pesquisa, Acompanhamento e estímulo a atualização do Currículo na base Lattes, Gestão dos sistemas web: SICT e SAP e Desenvolvimento e apoio ao Sistema UFG de Museus e Coleções.

 

Diretoria do Parque Tecnológico Samambaia

Centro Tecnológico para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI)

 

Órgãos Vinculados à PRPI

Centro de Documentação, Informação e Memória (CDIM)

Objetiva permitir a produção, análise e circulação de informações entre as diversas Unidades da UFG. Cabe ressaltar que entendemos informações numa perspectiva bastante ampla, perpassando as diversas áreas de conhecimento. Assim, dadas as especificidades dos objetos trabalhados entendemos por informações: dados numéricos, imagens, sons, textos literários, partituras, vídeos, documentos, etc. A formação desse Centro, bem como a ampliação de seu Conselho Consultivo permitirá estabelecer uma Política de Informação para a UFG. 

Editora UFG

Publicar obras de elevado valor cultural e científico; Encomendar e apoiar a produção de obras para o ensino, especialmente em áreas carentes de material atualizado; Promover e gerenciar a divulgação e a distribuição de suas obras.

Museu Antropológico (MA) 

Tem como objetivo fundamental apoiar e desenvolver a pesquisa antropológica interdisciplinar, da qual se origina o acervo nele existente e a sua organização, focalizando o estudo do modo de vida do homem na Região Centro-Oeste. Desse objetivo decorrem ações de inventário, documentação, conservação, segurança, preservação, divulgação do conhecimento científico e comunicação de seu acervo a partir de recursos expográficos e de ações educativo-culturais.

Unidade de Conservação (UC)

Coordenar os serviços de formação de coleção de plantas na forma exsicatas, coleção de plantas vivas, atendimento e prestação de informações à comunidade acadêmica e científica e à sociedade; conservar e preservar as formações bióticas e abióticas e outras formas pertencentes à Universidade Federal de Goiás; desenvolver as suas atividades em estreita colaboração com as unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UFG e instituições de ensino e pesquisa em nível nacional e internacional.

 

 

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEC)

Visa promover, coordenar, fortalecer e divulgar as ações de extensão e cultura desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás integradas à pesquisa, ensino e inovação de forma a aproximar instituição e sociedade em consonância aos seguintes pilares:

- Articular ensino e pesquisa, com o objetivo de buscar soluções para os problemas e anseios da população;

- Coordenar as atividades realizadas pela UFG junto à sociedade;

- Apoiar e consolidar as produções culturais e artísticas dos acadêmicos e também da comunidade externa à UFG.

 

Departamentos Vinculados à PROEC:

Direção de Cultura

Direção de Extensão

 

Órgãos Vinculados à PROEC

Centro Cultural da UFG (CCUFG)

Tem por finalidade precípua reunir, documentar, conservar, expor, apresentar e divulgar atividades ligadas a diversas áreas artísticas: artes visuais, música, teatro, dança, literatura, audiovisual e performances, bem como, realizar outras atividades culturais e artísticas. Caracteriza-se pela natureza cultural, desenvolvendo ações artísticas, educacionais, técnicas e científicas para o fortalecimento e a preservação da memória, da comunicação e da encenação dos processos criativos/expressivos mediante seu acervo e as suas respectivas atividades.

Museu de Ciências (MC)

É instituído em formato de Rede, de forma a integrar os Núcleos Museológicos e Espaços Parceiros de Ciência e Cultura da Universidade. Tem como missão socializar saberes por meio da pesquisa, salvaguarda, comunicação, formação e ações educativas para a sociedade em geral, estabelecendo articulações em rede e buscando uma posição de liderança, pautado pelo respeito à diversidade.

 

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS (PROAD)

Tem como principais objetivos dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e supervisionar e coordenar as atividades relativas ao planejamento e à administração orçamentário-financeira, de material, de comunicação, de telecomunicação, de transporte, de manutenção de equipamentos, de estrutura física e outros serviços gerais.

 

Departamentos Vinculados à PROAD

Diretoria de Administração

A Diretoria de Administração é responsável pela gestão e fiscalização de contratos.

Diretoria de Compras

A Diretoria de Compras - DCOM é responsável pelo planejamento e controle das compras e contratações comuns da UFG, inclusive as importações.

Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF)

É o departamento responsável por proceder as solicitações de diárias, em caso de viagens de servidores, a serviço da UFG, fora do município de Goiânia e dos municípios que integram a grande Goiânia, após aprovação da autoridade competente.

Diretoria de Gestão com Fundações de Apoio

Responsável pela elaboração e encaminhamento ao Conselho Universitário - Consuni dos relatórios de avaliação final da prestação de contas dos contratos; estabelecimento de contratos para a execução de projetos de ensino, pesquisa, inovação, extensão e desenvolvimento institucional; estabelecimento e atualização de procedimentos e normas em atendimento à legislação vigente; gerenciamento, acompanhamento e controle da execução dos contratos; orientação ao coordenadores de projetos na elaboração dos contratos. 

Diretoria de Logística (DLog)

A Diretoria de Logística - DLOG é responsável pela gestão dos bens móveis, de logística e das atividades referentes ao almoxarifado central da UFG.

Diretoria de Orçamento

Responsável pela gestão orçamentária da universidade.

Diretoria Financeiras de Projetos

Responsável pelo acompanhamento da execução financeira e orçamentária de planos de trabalho referente a convênios, contratos, termos de cooperação, acordos, ajustes, pós-graduação e outros.

 

Órgãos Vinculados à PROAD

Centro Editorial e Gráfico (CEGRAF)

Prestar serviços de revisão, editoração e impressão de livros e materiais gráficos diversos. Oferece todos os serviços editoriais e gráficos: ISBN, revisão, projeto gráfico, editoração eletrônica, impressão e acabamentos.

 

 

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROPESSOAS) 

Denominada por meio da Resolução CONSUNI n. 03/2018, de 23 de fevereiro de 2018, é a Pró-Reitoria responsável pelo planejamento, execução e avaliação da ações de administração e desenvolvimento dos colaboradores da UFG, o que inclui os profissionais docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiás – UFG.

 

Departamentos Vinculados à PROPESSOAS

Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (DAD) 

A DAD é um órgão suplementar na estrutura da UFG, vinculado à PROPESSOAS – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (antiga Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos – PRODIRH). Tem como missão, contribuir com o desenvolvimento humano de servidores, por meio de ações na área de gestão de pessoas, realizando as atividades de acompanhamento na carreira e capacitação, na perspectiva do crescimento coletivo.

Diretoria de Administração de Pessoas (DAP) 

Tem como objetivos orientar, administrar e gerenciar tudo que se refere aos servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFG: controle do andamento dos processos e documentos do pessoal; elaboração de portarias e apostilas de progressões, estágio probatório, estabilidade, acumulação de cargos, titularidade e alterações de carga horária; elaboração, controle, distribuição e publicação de documentos; eontrole e publicação no DOU dos atos administrativos que a legislação exige; elaboração e distribuição do Boletim Oficial de Pessoal, publicando todos os atos; elaboração e publicação de editais de concursos e de editais de homologação de resultados; sistema de controle geral de pessoal; controle de férias e respectivo cadastramento nos sistemas, para fins de concessão e pagamento; preenchimento de fichas de concessão e fichas de admissão e desligamento, encaminhando os processos à DFC para análise e parecer sobre a legalidade dos atos; concessão de aposentadorias, pensões e vacâncias; nomeação e posse de servidores concursados.

Diretoria Financeira de Pessoa (DFP) 

A Diretoria Financeira de Pessoas – DFP foi criada em 23 de Fevereiro de 2018, quando da reorganização estrutural da equipe de gestão de pessoas da UFG. A DFP é vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e é a Unidade Pagadora da Universidade Federal de Goiás.

A Diretoria Financeira de Pessoas foi criada a partir de um novo propósito da Gestão 2018-2021, que visa à valorização das pessoas na UFG. Transformou-se, portanto, a antiga Coordenação Financeira de Pessoal vinculada ao extinto Departamento de Pessoal, em Diretoria, acreditando com essa mudança, poder proporcionar ao Pessoal da UFG, mais eficiência e agilidade na execução de suas demandas, gerando consequentemente maior satisfação a partir de seus serviços.

Diretoria de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS) 

Responsável pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor, que é o órgão da Administração Central vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Goiás, e tem como objetivo principal coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores.

Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoas (DPMP) 

Responsável pelo acompanhamento na carreira, desde o estágio probatório até a aposentadoria na UFG, bem como pelo desenvolvimento de pessoas, a partir da ampliação e melhoria de seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

 

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS (PRAE)

É responsável por implementar: a) política Social na UFG, com o objetivo de discutir as questões de assistência envolvendo toda a comunidade universitária, desenvolver e incentivar ações de caráter socioeducativas e de preservação do meio ambiente, desenvolver projetos voltados para minimização das desigualdades sociais e de reinserção social; b) programa Permanente de Saúde para os servidores da UFG, reivindicando junto aos órgãos competentes fomento para o plano de assistência médica aos servidores e fortalecendo as ações voltadas para a manutenção da saúde e a prevenção da doença; c) organizar e implementar atividades voltadas para os servidores aposentados, no sentido de preparar e integrar os servidores em suas diferentes fases da vida produtiva.

 

Departamentos Vinculados à PRAE

Diretoria de Articulação Acadêmica

Diretoria de Indicadores Sócio-Acadêmicos

Diretoria de Atenção Estudantil

 

SECRETARIAS

 

Secretaria de Comunicação (SECOM)

A Secretaria de Comunicação (Secom/UFG) promove a articulação sistêmica das assessorias e veículos, reforçando a comunicação interna, além de aprimorar a atuação dos órgãos e organizações parceiros da UFG. A Secom se pauta pela execução de uma comunicação pública, efetivamente atuante, dialógica, interativa e transparente, que zele pela imagem institucional da UFG. Nessa perspectiva, busca-se construir uma autêntica comunicação em rede, potencializando, integrando e dinamizando todos os polos e os sujeitos que, direta ou indiretamente, atuam em processos midiáticos e comunicacionais vinculados à UFG.

Como instituição pública, a UFG deve dar transparência aos seus atos administrativos, bem como divulgar sua produção acadêmica, científica, extensionista e cultural e abrir-se ao diálogo com as comunidades em que atua e com a sociedade como um todo. Nesse sentido, a Secom busca, constantemente, aprimorar a interação com seus públicos interno e externo, tendo como princípio a comunicação pública, cuja característica fundamental é o interesse público, a relação dialógica com a sociedade, o respeito aos direitos humanos e a construção da cidadania. 

Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH)

A criação da Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos decorre da Política de Segurança da UFG, que sugere uma estrutura para lidar com as questões do dia a dia da Universidade. Absorve o antigo Setor de Vigilância e vai traçar, junto com o Conselho de Segurança, as políticas de segurança e de direitos humanos, incluindo os protocolos com os órgãos de segurança.

Secretaria de Inclusão (SIN)

A Secretaria de Inclusão (SIN), criada em 2022, é uma unidade administrativa superior da UFG que atua no desenvolvimento, fortalecimento e concretização de políticas e ações de reconhecimento da diferença e da diversidade, de inclusão de segmentos societários historicamente discriminados e de promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento. A SIN tem o objetivo de assegurar a inclusão - que compreende dimensões de ingresso e permanência - na educação superior de pessoas com deficiência, surdas, negras, indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres, mães, LGBTs, migrantes, refugiadas, apátridas e pertencentes a outros grupos socialmente discriminados, no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional da comunidade UFG.

Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (SECPLAN)

Instituída pela Portaria nº 4.204/GR/UFG, de 01 de agosto de 2018, que estabelece a nova estrutura da Universidade Federal de Goiás. Está subordinada diretamente à Reitoria desta Universidade. Gerenciar de forma coordenada e integrada os processos de planejamento, avaliação e informações institucionais, com vista ao fortalecimento da prática de gestão estratégica e da cultura de sistematização nas Unidades Administrativas e Acadêmicas da Universidade Federal de Goiás.

Secretaria de Tecnologia e Informação (SETI)

A Secretaria de Tecnologia e Informação incorpora o Cidarq, a Divisão de Telecomunicações e o Cercomp. O objetivo, além de melhor planejar o desenvolvimento e a implantação de sistemas, é antecipar as tendências da tecnologia de informação, trabalhando menos na resolução de problemas já estabelecidos e mais na antecipação desse tipo de problema, sempre atento aos avanços tecnológicos.

 

Órgãos Vinculados à SETI

Centro de Informação, Documentação e Arquivo (CIDARQ)

Tem como objetivos: socializar as informações gerais da UFG e gerar a informação arquivística para fins da pesquisa retrospectiva promovendo a preservação e a transmissão da memória institucional; fomentar, implementar e executar a política e as atividades arquivísticas no âmbito da UFG, traçando diretrizes, normas e procedimentos e exercendo orientação técnica sobre gestão e organização documental.

Divisão de Telecomunicações (DTEL)

Realiza os serviços de telecomunicações, tais como instalação, recuperaçõa e manutenção de linhas telefônicas ou aparelhos. A DTEL também é responsável por disponibilizar informações sobre os serviços de telefonia da UFG.

Centro de Recursos Computacionais (CERCOMP)

Tem como objetivos: implementar a Política de Tecnologia da Informação (TI) da UFG, aprovada pelo Conselho Universitário; Administrar a infraestrutura de TI da UFG e, em particular, a da rede de dados da UFG, tanto no seu âmbito interno como externo; Informatizar processos organizacionais da UFG, de forma a promover uma execução eficaz e eficiente do trabalho de funcionários, professores e alunos; Projetar, desenvolver e manter sistemas computacionais corporativos de acordo com as necessidades da UFG; Elaborar e executar o seu planejamento estratégico de TI de forma a atender a política de TI da UFG; Coordenar o processo de aquisição de produtos e serviços de TI na UFG; Estudar, promover, implementar e divulgar novos recursos de Tecnologia da Informação que contribuam para a melhoria geral das atividades da UFG; Assessorar e capacitar os colaboradores dos órgãos administrativos, das unidades acadêmicas e dos campi do interior da UFG no uso adequado de seus recursos de TI.

Secretaria de Relações Internacionais (SRI)

É um órgão ligado diretamente ao gabinete da Reitoria, responsável por sistematizar e desenvolver a política de relações internacionais da instituição através da cooperação e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico entre a UFG e instituições de ensino superior estrangeiras ou organismos internacionais. A política de ações internacionais visa promover o crescimento qualitativo do ensino, propiciar a busca e incorporação de novas tecnologias através da pesquisa, além de possibilitar condições à comunidade universitária de conviver e conhecer a diversidade cultural que propicia ao profissional uma formação cosmopolita consonante com o momento atual de evolução global.

Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA)

Responsável pelo planejamento, produção, manutenção, conservação, segurança do patrimônio e demais atividades relacionadas com as edificações, áreas abertas e infraestrutura física. A principal tarefa é gerar a satisfação e o bem-estar dos usuários dos espaços físicos da UFG.

 

COMISSÕES PERMANENTES

 

Comissão de Avaliação Institucional/Comissão Própria de Avaliação (CAVI/CPA)

Tem como função, incentivar e conduzir os processos de auto avaliação institucional nas Unidades Acadêmicas, Núcleos de Gestão e Campus do Interior; do ambiente acadêmico de Graduação, do ambiente acadêmico de Pós-Graduação, do ambiente acadêmico de Graduação e Pós-Graduação na modalidade à distância.

Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (COPAD)

Foi criada com base na exigência do Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, que determina a constituição de uma comissão permanente de avaliação de documentos em cada órgão da Administração Pública Federal. Na UFG a comissão atua desde dezembro de 2002, vinculada à Reitoria. Possui a finalidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no âmbito de atuação da UFG, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação de acordo com a legislação vigente.

Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)

É responsável pelos assuntos diretamente relacionados ao corpo docente da Universidade, que é constituído por professores que desempenham suas atividades peculiares de acordo com a legislação em vigor e com as resoluções da Universidade.

Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS-PCCTAE)

A Lei n.º 11.091, de 12 de janeiro de 2005, dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências.

 

ÓRGÃOS COMPLEMENTARES

 

Hospital Veterinário

Vinculado à Escola de Veterinária e Zootecnia, tem como objetivos: colaborar com os Departamentos de Medicina Veterinária e de Zootecnia e com a Coordenação do Curso de Medicina Veterinária da EVZ no desenvolvimento de atividades de ensino e treinamento nas disciplinas de graduação e extensão universitária; contribuir com aperfeiçoamento profissional de médicos veterinários, discentes de estabelecimentos públicos e privados de ensino de medicina veterinária, discentes de outras categorias profissionais ou nível de ensino, e a servidores de órgãos federais, estaduais e municipais; prestar serviços de clínica médica, clínica cirúrgica, anestesiologia, diagnóstico por imagem, urgência e emergência, laboratoriais, ambulatoriais e de hospitalização, de forma integrada, à comunidade externa e aos setores de produção da EVZ; promover programas específicos de assistência à comunidade, no âmbito de medicina veterinária, em parceira com órgãos federais, estaduais e municipais e órgãos não-governamentais, por meio de programas específicos que serão analisados e aprovados por equipe multiprofissional das entidades ou instituições envolvidas.